Fluxo de caixa para instaladores de som

A organização financeira é essencial para o crescimento sustentável de qualquer negócio, inclusive na área de instalação de som. Uma das maneiras de manter as contas sempre em dia é estruturando um fluxo de caixa.


A partir da planilha da Frahm, o empresário consegue ver a movimentação de entrada e saída de recursos do caixa, tendo em mãos um importante instrumento gerencial. Neste documento é importante registrar:


» Todos os recebimentos – pagamentos feitos à vista e a prazo, duplicatas, rendimentos de operações, entre outros;

» Todas as despesas – contas de água, luz, telefone, internet, fornecedores, equipamentos, manutenção de aparelhos, contador, impostos, despesas bancárias e financeira, entre outros.

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Veja um passo a passo para realizar o fluxo de caixa do seu negócio:

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Acesse a planilha exclusiva para instaladores de som

O primeiro passo é colocar na planilha da Frahm (baixe aqui) todas as contas a pagar e receber e compromissos já assumidos. Faça um registro diário das entradas e saídas.

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Faça projeções para o futuro

Estime as despesas que ainda não foram lançadas, como os impostos a pagar. É importante conhecer a sazonalidade dessas contas para uma previsão mais assertiva. As entradas futuras também devem ser consideradas.

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Realize ajustes sempre que necessário

O fluxo de caixa deve ser um documento flexível. Caso sejam identificadas situações de sobra ou falta, promova rapidamente ajustes como negociação de prazos ou valores.

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Esteja preparado para diferentes cenários

Inadimplência, redução da demanda, diferença entre os prazos de recebimento e pagamentos. A partir daí, promova as ações corretivas necessárias, como um controle mais rígido das cobranças, negociação de prazos e valores, investimento em comunicação.

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Esteja preparado para diferentes cenários

Inadimplência, redução da demanda, diferença entre os prazos de recebimento e pagamentos. A partir daí, promova as ações corretivas necessárias, como um controle mais rígido das cobranças, negociação de prazos e valores, investimento em comunicação.

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